O mistério da catequese
1. MISSÃO DA IGREJA, MISSÃO DA COMUNIDADE
É missão da igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo. Mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a palavra, construindo o Reino de Deus.
2. Diversos níveis do Ministério Catequético
Pelo batismo somos membros da Igreja e corresponsáveis pela evangelização e pela catequese. Cada um de nós há de catequizar conforme a nossa própria vocação e missão. Assim, o bispo é o primeiro responsável pela catequese. Logo após o Bispo, os sacerdotes, principalmente pela responsabilidade na formação e acompanhamento dos catequistas.
Os(as) Religiosos(as), também são chamados(as) ao serviço do Evangelho, seja qual for o seu carisma.
Os pais cristãos são os primeiros catequistas de seus próprios filhos.
3. CARACTERISTICAS DA CATEQUESE RENOVADA
a) A educação para a vivência da Fé. Em vez de ensinar apenas a doutrina, o catequista orienta o catequizando para viver a sua Fé no dia-a-dia.
b) Vivência da fé em comunidade. O catequista enviado pela comunidade, anima a comunhão e a participação. Por isso fala em nome da comunidade.
c) O processo Permanente da educação da fé. A catequese não se reduz à preparação das crianças para os sacramentos; acompanha toda a vida da pessoa.
d) Jesus Cristo é o centro da Catequese. Todo ensinamento religioso conduz à conversão, ao seguimento e à opção por Jesus que nos revela o Pai, no Espírito Santo (dimensão trinitária)
e) Ministério da Palavra - A Bíblia é o principal texto da catequese. Os catequistas procurando conhecer e viver a Palavra de Deus serão os anunciadores desta Palavra como profetas, na força do Espírito Santo.
f) Formação na pedagogia divina. Deus se revela à humanidade através de palavras e acontecimentos, com paciência e respeito pela caminhada do povo, com predileção pelos pobres e sofredores. O método da catequese deve ser o método de Deus.
g) Catequese transformadora e libertadora. Ilumina a vida do povo, ajudando a encontrar as causas das injustiças e levando as pessoas à transformar essa situação, construindo uma sociedade fraterna e justa.
h) Catequese inculturada. O Evangelho ilumina a cultura do povo e aproveita tudo o que ela tem de bom. Assume a linguagem, os símbolos e o jeito de ser e de viver do povo.
i) Fonte de espiritualidade - A catequese celebra, reza e canta a vida e os acontecimentos na presença de Deus.
j) Interação Fé e vida. A vivência da fé numa comunidade atuante nos faz ligados à vida, a realidade social, mesmo frente aos desafios das situações concretas e dificeis.
l) A catequese deve estar sempre presente nas outras pastorais, nas seis dimensões da Ação Pastoral da Igreja.
§§§§§§
"Retirado do livro Caderno Catequético nº 4 - FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS CATEQUISTAS - Importância - Prioridade - Compromisso - Centro Catequético Diocesando, Diocese de Osaco"
Ola! gosto de ler artigos como este, só assim vamos tomando consciência que catequese não é uma sala de aula, e algo mais complexo e bonito, afinal mostrar aos catequizandos e ensiná-lo a amar Jesus e tarefa difícil mas que conpensa muito. Fique com Deus!
ResponderExcluirOi Beta, já li e salvei... vou acompanhar esses posts pois não li esse livro.
ResponderExcluirPaz de Cristo!