16 de agosto de 2011

CATEQUISTAS X ROBÔS

Ei gente!
To bem sumidinha, mas é que com o dia dos Pais e algumas questões que estamos tratando lá em minha comunidade as coisas estão tumultuadas, mas está tudo bem.

Li esse texto no blog Deus Na Minha Familia e adorei.


CATEQUISTAS NÃO SÃO ROBÔS

http://robozildos.hd1.com.br/
Os catequistas precisam mais motivação pessoal e menos de conteúdo doutrinário.

Necessitam discutir mais questões como liderança e da importância da convivência em grupo.

Os catequistas precisam de mais de palavras de otimismo e menos de cobranças. Precisam de mais afagos e menos broncas. Precisam de mais diálogo e não apenas de conversas superficiais. Precisam de mais espaços para falar de suas vidas e não da pressa de reuniões burocráticas. Precisam de mais sorrisos e partilha e não apenas de ordens para fazer isso ou aquilo.

Os catequistas precisam de momentos para um olhar mais profundo para dentro de si mesmos. Necessitam entender e compreender suas próprias vidas antes de tentar entender a dos outros. Precisam reconhecer suas fraquezas e ouvir outros catequistas para entenderem que não são ilhas.

Catequistas precisam ser mais notados, observados e entendidos pela comunidade. Precisam saber que é nas dificuldades que poderão contar com amigos ao lado. Precisam entender de quedas, pedras no caminho, fracassos, e tentar enfrentá-las e superá-las.

Catequistas precisam falar mais de suas fragilidades, angústias e tristezas. Precisam desabafar, falar da vida, de suas vidas e não dissociá-las da catequese. Mas precisam ter espaço para isso. Alguém precisa saber ouvir os catequistas nas suas questões mais íntimas e pessoais.

Os catequistas precisam de mais orações. As pessoas podem rezar mais por eles e colocá-los nas intenções de missas, retiros, encontros e celebrações especiais.

Catequistas também precisam de atenção, carinho e de um olhar mais afetuoso. Precisam, às vezes, de um abraço mais demorado, de um “muito obrigado”. Precisam ser mais notados, amados, respeitados.

Catequistas não são robôs, portanto, são falíveis.

Tem muito catequista que chora em casa de tristeza,. por um motivo qualquer e, ao mesmo tempo, precisa ser alegre nos encontros semanais com as crianças e jovens. Tenhamos mais atenção às suas lágrimas.

Têm catequistas que enfrentam dilemas no casamento, situações complicadas a serem resolvidas com marido, esposa e filhos, e, ao mesmo tempo, precisam enaltecer e honrar a família. Tenhamos mais atenção como os seus dramas.

Tem catequista com problemas financeiros e até mesmo sem emprego, que tentam manter a cabeça erguida como se tudo estivesse bem. Tenhamos mais atenção com suas necessidades.

Tem catequista que enfrenta a depressão e que talvez precise apenas de uma palavra de consolo, de uma ajuda, ou de uma simples conversa com alguém. Tenhas mais atenção com às suas fraquezas e provações.


Tenho observado catequistas esforçados, dedicados, querendo mudanças, lutando por uma catequese melhor. Alguns, diante deste ardor e de enormes dificuldades que se apresentam, tornam-se até, em alguns casos, exigentes demais consigo mesmos na busca de melhores condições para que tudo isso aconteça.

Não é somente de teologia, doutrina, conselhos, reuniões, conteúdos e mais conteúdos, livros ou xérox disso ou daquilo que os catequistas necessitam, mas talvez, somente de um pouco mais de atenção, carinho, oração e reconhecimento.

São coisas simples que os catequistas precisam, mas que em muitas comunidades estão bem distantes deles.

Catequistas são seres humanos.

Alberto Meneguzzi
Jornalista e relações públicas formado pela Universidade de Caxias do Sul ( UCS), catequista de crisma há 20 anos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Caxias do SuL/RS
Editor do JORNAL LOURDES

2 comentários:

  1. Catequistas são pessoas normais, que trabalham, tem sentimentos... Temos que sempre mostrar a nossa humanidade aos catequizandos, utilizando o testemunho de Jesus como modo de se atingir a santidade...
    Excelente postagem!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Que linda reflexão sobre o catequista. E em falar nisto, o nosso dia está chegando. Uma ótima semana cheia de alegria de Deus. abçs

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.