3 de agosto de 2011

Ministério do Catequista

A catequese é um processo dinâmico, progressivo de conhecimento e transmissão dos conteúdos da Sagrada Escritura e dos fundamentos da fé cristã. Todo(a) catequista é um “ministro da palavra”. É um ministério reconhecido pela Igreja, exercido por tantas pessoas de boa vontade, no espírito de amor e doação, nas mais diversas realidades eclesiais: na catequese infantil em preparação à primeira Comunhão Eucarística; na animação de círculos bíblicos, na orientação de cursos bíblicos; na preparação para os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) e demais Sacramentos (Matrimônio, Penitência, Unção dos Enfermos...) e outras iniciativas que colaboram para a Evangelização.

O documento 26 da CNBB sobre “CATEQUESE RENOVADA” é um grande testemunho de uma Igreja preocupada com o catequista como servidor(a) ou ministro da Palavra, pois se trata de uma pessoa que interpreta, comunica, instrui, anunciador da Palavra de Deus. “Portanto, ser catequista é exercer seu ministério na fidelidade ao plano de Deus e sua Revelação e a todos ser humano”.

No dia do (a) catequista recordamos os “lugares” privilegiados para o exercício do ministério de catequista: na família, primeira “Igreja doméstica” e centro privilegiado da catequese; na Comunidade Eclesial com as crianças e adultos; nos grupos de círculos bíblicos, na preparação para os Sacramentos e Sacramentais; nas formações bíblica e teológica e nas diversas ocasiões em que celebramos o Mistério Pascal.

Temos consciência de que a Igreja nasce e cresce da ação evangelizadora de Cristo e da vinda do Espírito Santo. Como servidores de Cristo na Igreja, como catequistas, somos chamados a ser discípulos e ouvintes da Palavra, sendo pessoas familiares com a Palavra de Deus, dando testemunho de vida cristã, como “ministros da palavra”, colaborando no processo de conversão e crescimento na fé de muitas pessoas para o seguimento a Jesus Cristo.

Pe Ivo Ferreira de Amorim Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória-ES

Um comentário:

  1. O documento Catequese Renovada é riquíssimo! Todo catequista deveria ler. Tem uma coleção, que agora não me lembro o nome, que a partir de livretos simples, explica passo-a-passo este documento...
    Assim que eu me lembrar posto aqui para você.

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.