2 de julho de 2012

Campanha do Dízimo 2012


Estamos na Campanha do Dízimo 2012 e segue abaixo a Campanha de nossa Arquidiocese de Vitória - ES.
Como está dizendo abaixo, não é um segundo dízimo, é uma campanha que tem o objetivo de relembrar que doar, partilhar e ser solidário traz alegria. A campanha veio em 2012 voltada para as crianças para ensiná-las desde pequenas essa importância e não para criar um segundo dízimo como algumas pessoas criticaram em alguns de nossos blogs de catequistas.
Segue abaixo todo o material que utilizaremos. Essa matéria foi retirada do Site: AVES - Arquidiocese de Vitória

A Campanha do Dízimo de 2012 tem o objetivo de relembrar aos católicos que doar, partilhar e ser solidário traz alegria ao doador e é uma atitude própria do ser cristão, do católico. "Há mais felicidade em dar do que em receber" At 20,35 e "Deus ama aquele que dá com alegria" 2 Cor 9,7.
A campanha acontece durante o mês de julho e todas as pastorais, movimentos e equipes de serviço, devem envolver-se juntamente com as equipes de dízimo. É importante que o trabalho seja realizado por todos para que a campanha aconteça de verdade, isto é, atinja todos os católicos.
O envolvimento de todos é o segredo para a campanha dar certo.
Foram feitas algumas peças para ajudar nos trabalhos.
 Todos os envolvidos nos trabalhos devem vestir a camisa para que as pessoas identifiquem facilmente quem está com informações e possa esclarecê-las.
 O folder deve ser distribuídos a todos os participantes das celebrações e encontros na paróquia. Convém que seja acompanhado de um diálogo e não simplesmente distribuído. A hora de entregar às pessoas deve ser um momento que permita uma breve conversa. Aconselha-se que seja antes da celebração ou do encontro e, por isso, é necessário que várias pessoas estejam junto com as equipes de dízimo.
A pasta com atividades será entregue às crianças da catequese com idades entre 7 e 12 anos. De 7 a 9 e de 10 a 12. Cada pasta contém quatro atividades sendo três iguais para todos e uma diferente. As crianças devem levar a pasta para casa e trazer a cada semana para os encontros catequéticos.
Atividade 1 - o catequista deve desenvolver a atividade conversando sobre a Campanha do Dízimo e conduzindo as crianças a darem um nome para o mascote. Durante a semana a comunidade deve enviar os nomes para a paróquia que por sua vez escolherá os 5 melhores e encaminhará à Mitra durante o mês de agosto.
 Atividade 2 - Esta atividade é apenas para as crianças de 7 a 9 anos. A intenção é que através da brincadeira os catequisandos entendam o tema: Dízimo, doar na alegria tá no DNA do católico.
Atividade 2 - Esta atividade é para os catequisandos entre 10 e 12 anos. O objetivo é o mesmo da atividade anterior, mas através de redação com o tema da campanha: Dízimo doar na alegria tá no DNA do católico.
Atividade 3 - Para todos, inclusive para os familiares. As crianças recortarão o dominó que já vem picotado e, no jogo, farão a leitura das frases na medida em que elas surgirem. Com isso o tema vai sendo assimilado.
Atividade 4 - No último dia é a hora do catequista sugerir que cada criança assuma o compromisso de renunciar a algo que seja dela para começar a exercitar a alegria de doar. Quem quiser se comprometer, picota a carteirinha e assume o compromisso. É importante lembrar que não é um segundo dízimo. É a experiência da alegria de doar.
 Os móbiles que são utilizados com o mínimo de 4 (um de cada cor) servem para ornamentar o ambiente. Eles são a lembrança de que estamos em campanha e deixa o ambiente alegre porque a doação do católico é feita na alegria.

6 comentários:

  1. Sensacional Roberta linda campanha, e você ainda proporcionou esta ideia para muitos e muitos outros lugares do Brasil. Parabéns!!!
    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo Roberta! Linda a campanha, e já até mostrei para nossa equipe do Dízimo aqui na Paróquia! Meus parabéns pelo Blog, está lindo! Fique com Deus! Quando quiser fazer uma visitinha, o meu é o número 83 da lista dos Catequistas Unidos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mesmo Roberta! Linda a campanha, e já até mostrei para nossa equipe do Dízimo aqui na Paróquia! Meus parabéns pelo Blog, está lindo! Fique com Deus! Quando quiser fazer uma visitinha, o meu é o número 83 da lista dos Catequistas Unidos!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Bela postagem sobre o dízimo. Que a doçura de Maria e o amor de Jesus sejam constantes em sua vida. Um abraço repleto de paz!

    ResponderExcluir
  5. Tem um selinho pra você lá no meu blog catequesecasaforte.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  6. Olá Catequista Unida Roberta!
    Que linda Campanha... estou levando comigo!
    É com o coração apertado que venho lhe pedir sua ajuda para a nossa amiga Catequista Unida Sheila (Semeando Catequese).

    Ela está passando por um grave problema nas córneas e está perdendo a visão aos poucos. Confiamos na Providência Divina, mas também precisamos ajudar no que pudermos. A iniciativa que Jesus me inspirou foi nos mobilizarmos em uma vaquinha... cada um doando 10,00 ou a quantia q desejar já conseguiríamos um valor maior para que ela possa ter os recursos para fazer a cirurgia.
    Você pode contribuir através de boleto bancário ou cartão de crédito.
    http://www.vakinha.com.br/Pagamento.aspx?id=162445
    Tantas vezes gastamos com bobagens... imagina se não podemos dispor de uns reais para uma amiga e evangelizadora que está perdendo a visão, não é mesmo? Por favor, faça a sua doação, repasse o link para seus conhecidos.

    Se você já fez a sua doação, lhe agradeço e peço que continue orando por ela.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.