7 de junho de 2011

PENTECOSTES

Blog Canção Nova
Com as reformas de Esdras e Neemias, em meados do século V a.C., a Festa de Pentecostes passou a celebrar o Dom da Lei no Sinai, a festa da Aliança entre Deus e o povo.

Com base nas tradições e nos costumes judaicos a respeito de Pentecostes, Lucas construiu sua narrativa para falar de um novo Pentecostes: a presença do Espírito Santo guiando a missão dos evangelizadores no anúncio da Palavra de Deus. Assim, cinqüenta dias após a Páscoa, a Festa de Pentecostes celebra o dom do Espírito Santo enviado por Deus à Igreja.

A promessa de Jesus aos seus discípulos se realiza: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” (At 1,8)

Jerusalém é o lugar onde termina o “tempo de Jesus” e começa o “tempo da Igreja”. Os “atos” de Jesus começam na Galileia e terminam em Jerusalém. Os “atos” dos apóstolos começam em  Jerusalém e vão até os confins do mundo. Portanto, Jerusalém é ponto de chegada e ponto de partida. É o lugar da manifestação do Espírito Santo de Deus, que encoraja os apóstolos para a missão. No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Depois dos acontecimentos da Páscoa, ficaram cheios de medo. Viviam juntos, desligados do mundo, mas eis que o Espírito Santo, dom de Deus, veio sobre eles. Assim, aquele grupo de homens e mulheres amedrontados adquiriu a consciência de ser uma comunidade, uma Igreja, isto é, o corpo místico de Cristo. Todos sentiram que Jesus estava entre eles, mais ainda do que antes, porque, na realidade, Jesus não mais estava com eles, estava neles.

Então, a Igreja se manifestou publicamente e começou a difundir o Evangelho mediante a pregação. Nos dias que antecedem Pentecostes, a oração é o melhor caminho para entrar em intimidade com o Espírito Santo e cultivar sua amizade. Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, nossa oração será espontânea, contínua e brotará como uma fonte de água fresca que jorra da rocha. Ao invocarmos o Espírito de Amor, enchemos a alma de alegria plena e inundamos o coração de paz inalterável.

Crer no Espírito Santo, entretanto, não é só crer na existência de uma terceira pessoa na Trindade, mas crer também na sua presença entre nós, em nosso próprio coração. Crer no Espírito Santo significa bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo em nós mesmos e no outro.


10 comentários:

  1. Amadinha! Muito obrigada pela visita e recadinho! Q bom q vc me achou! rs... Fico feliz cada vez que encontro mais um blog, tanto q já fiz um post colocando o link do seu lá, volta lá depois pra ver! Beijo no ♥! Fica na paz e benção do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Obrigada por partilhar conosco!
    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Olá Beta, não conhecia seu blog, que bom encontra-la.
    Que o Amor de Cristo continue nos unindo.
    Bjs, fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Sou Silvanety do Blog http://silvanetygmdavid.blogspot.com/ e eu também faço parte do 1º Grupo de Catequistas Unidos. Que bom podermos nos dar as mãos em prol da Evangelização, dando verdadeiro testemunho De Discípulos Missionários de Jesus. Ameii seu blog! Abraço com cheirinho de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Amei seu blog também muito lindo!
    estou retribuindo a visitinha que fez em meu blog e também sou do 1º grupo de divulgadores da campanha de Catequistas Unidos!
    Estou te seguindo também.
    Fique à vontade para me fazer uma visitinha no meu blog sempre que quiser.
    Um beijo,
    Érica

    ResponderExcluir
  6. SOU DO BLOG catequesecasaforte.blogspot.com E FAÇO PARTE DO 1º GRUPO DE CATEQUISTAS UNIDOS.
    PARABÉNS PELO SEU BLOG!
    DEUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que alegria visitar seu blog, estou cadastrado para a lista do 2º grupo dos CATEQUISTAS UNIDOS. Gostei muito do seu blog, vou seguir e visitar com freqüência.
    Abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  8. Olá... Paz & Bem...
    Faço Parte do 1º Grupo de Catequistas Unidos... Adorei seu blog... achei ele muito legal...
    Como é bom ver que há tanta gente que se dispõe a evangelizar pela internet... Já estou seguindo-o e serei seu visitante assíduo...
    Convido você a visitar meu blog: http://catequistaroberto.blogspot.com
    Você permite que eu utilize seu material em meu blog (dando os devidos créditos, é claro)?
    Fique na Paz de Deus e no Amor de Maria.

    Roberto Garcia
    http://catequistaroberto.blogspot.com
    msn: catequista.roberto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Vi o seu link numa listagem do blog do Reinaldo e vim conhecer seu trabalho. Também sou católica e evangelizo através do blog. Sou blogueira convicta, tenho vários blogs, por que não ter um exclusivo para falar do amor de Deus? Já estou te seguindo! Se quiser conhecer meu blog http://ma-nan-cial.blogspot.com Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  10. Passando para deixar um abraço e a paz de Cristo. Tornei-me seguidora do seu blog, está lindo, parabéns!Voltarei sempre.
    Aguardo sua visita.

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.