26 de julho de 2011

FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS CATEQUISTAS - Parte 2

4. AS VÁRIAS FORMAS DA VOCAÇÃO CATEQUÉTICA

a) Tipos de catequistas:
- Catequistas de Base: atuam em paróquias, CEBs e outros grupos. Estão diretamente em contato com o povo. É a missão especial de milhares de catequistas espalhados pelo Brasil. Muitas vezes, não são valorizados, mas merecem uma grande admiração por tão importante missão. Para a realização dessa missão, é necessária uma formação básica. 

- Catequistas coordenadores nas Paróquias, nas dioceses e nos Regionais. Organizam-se e coordenam a catequese. Precisam de formação mais aprofundada, maior conhecimento, da realidade, discernimento, liderança, atuação, criatividade e grande amor à catequese. 

- Catequistas dedicados ao estudo, aprofundamento a reflexão sobre a catequese, eles fazem progredir a catequese. Para esses estudiosos é necessário uma formação especializada, sem que deixem o contato com os catequistas de base. Há catequistas para todas as idades e de diversos níveis: do médio ao universitário. A maioria tem apenas a instrução primária. Há também catequistas, de condições problemáticas, na parte humana e religiosa eclesial. A formação deverá levar em conta todas essas situações.

b) Catequese para diferentes situações e grupos de pessoas. 
* Catequistas de adultos - estão presentes nas CEBs, nos círculos bíblicos, nos movimentos e nas associações. Animam, inclusive a preparação de adultos para os sacramentos (batismo, matrimônio). a função dessa dessa catequese é ajudar os adultos e fazerem uma opção mais consciente por Jesus Cristo, atuando como verdadeiro cristão, dentro da sociedade. 


Catequese Nova Oeiras
* Catequistas de jovens - têm a função de ajudar os jovens a crescer como pessoa, nas dimensões: afetiva, sexual, familiar, vocacional... e também para que eles possam assumir a sua fé no dia-a-dia, no campo social, político e cultural.

* Catequistas de adolescentes - têm a função de ajudar os adolescentes a superar os conflitos da idade, desenvolver a sua capacidade crítica inspirada no Evangelho. Esta fase do processo da educação na fé se conclui, em geral, com a recepção do crisma, fazendo-os crescerem como membros atuantes de uma comunidade.

* Catequistas de crianças - têm a responsabilidade de iniciar nelas a fé cristã pela descoberta de Deus, da vida e de Seus valores. Transmitem às crianças, noções da mensagem de Jesus, dos sacramentos e do primeiro contato com a Bíblia.

* Catequistas para outras situações, como: catequese na família, na escola, no trabalho, nos círculos bíblicos, nos meios urbanos, rural e periférico, com os meninos de rua, com os indígenas, com os imigrantes e outros. Para esses diversos tipos de catequese se exige, além da formação global, uma formação especial para cada tipo de trabalho.

* Catequistas na pastoral das escolas - A escola é um lugar privilegiado de evangelização. A preparação e celebração dos sacramentos, sejam feitas na comunidade paroquial para maior inserção na comunidade.

5. A PESSOA DO CATEQUISTA
a) A vocação do Catequista: Ser catequista é viver a vocação do batismo. É pelo batismo e, mais tarde, pelo crisma que o catequista é chamado a anunciar o Reino de Deus. Por isso, é necessário que o catequista esteja consciente dessa missão, ao assumir a catequese na comunidade. O catequista tem sempre na lembrança que foi enviado por Deus e pela comunidade. Lembrando-se disso, o catequista terá forças para preservar. É importante também lembrar que, antes de evangelizar, o catequista deve se deixar evangelizar e ter também a consciência de que o seu exemplo fala mais alto do que sua palavra. O catequista leigo está presente na sociedade como fermento evangélico. Sente Deus presente na vida do povo e vive fortemente esta experiência de Deus. E nele contato com Deus e com o mundo, observa a realidade do povo, aprendendo e realizando o processo de inculturação da catequese.

b) Qualidades do catequista: O catequistas perfeito não existe. É na formação e na prática que ele vai adquirindo qualidades humanas, aptidões, conhecimentos de metodologia e de pedagogia, como também crescendo em sua espiritualidade. A formação deve também, dar atenção às dimensões: Humana, comunitária, social e política.

Assim, o catequista precisa ter:
na dimensão humana:
 - Equilíbrio psicológico e emocional;
 - boa comunicação e liderança;
 - criatividade e iniciativa;
 - capacidade de diálogo e de trabalho em equipe.

na dimensão comunitária e eclesial:
 - solidariedade e amor pelos pobres;
 - disposição para viver a fé e a espiritualidade, através da conversão contínua, da vida sacramental e da oração;
 - formação constante e respeito à dignidade das pessoas apesar das diferentes opiniões.

na dimensão social, política e cultural:
 - busca da catequese inculturada e
 - participação social e política, não deixando a pastoral ser utilizada por partidos e ideologias.

na dimensão pastoral:
- pela integração da catequese nas outras pastorais


§§§§§§

"Retirado do livro Caderno Catequético nº 4 - FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS CATEQUISTAS - Importância - Prioridade - Compromisso - Centro Catequético Diocesando, Diocese de Osaco"

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.