19 de julho de 2011

Para onde vai o dinheiro do Dízimo?

O dinheiro do dízimo tem finalidade religiosa, social e missionária.


A Finalidade Religiosa Quando você vai a Igreja percebe que tudo o que ali existe é para o seu próprio bem. Folhetos na entrada para que você acompanhe os cantos e as orações. Você senta-se em bancos e há também ali um altar, com toalhas, velas. Há luzes, sistema de ventilação, e tudo está muito limpo. Além disso há contas e despesas a serem pagas para que esse templo esteja a serviço do povo católico e local compatível com a grandeza de Deus. Não nos esqueçamos que a comunidade paga contas de água e luz, material para a secretaria, a côngrua (gratificação para o sustento do padre), salário da secretária, materiais para a catequese, para o batismo, crisma, encontros de formação.

Mas a realidade é outra
Em nossa Arquidiocese faltam recursos para construção do prédio que abrigará o IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória), instituição que forma os nossos futuros padres e os teólogos de nossa Igreja. Não há também recursos para construir e montar uma casa sacerdotal que abrigaria os padres doentes e idosos, aqueles que muito fizeram, durante toda uma vida, pela Igreja. Encontram-se paradas as obras da nova sede da Fundação Nossa Senhora da Penha, que abriga as Rádios América AM e América FM, além da equipe da revista Vitória. Muitas de nossas comunidades necessitam adquirir terrenos, fazer reformas, ampliar e construir seus templos, centros pastorais e locais para a catequese.

A Finalidade Social
O dízimo também tem o objetivo de ajudar aqueles que por um motivo ou outro não tem como prover seu sustento. São muitos nossos irmãos que sofrem e que nos procuram: doentes, idosos, migrantes, crianças abandonadas, viúvas. Não nos é permitido virar o rosto, ignorar esses irmãos, afinal o evangelho de Jesus Cristo nos diz: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes, estava nu e me vestistes, estava enfermo e me visitastes” (Mt 25,40).

Não há como a Igreja ignorar as palavras do Mestre Jesus e virar o rosto aos mais necessitados. Não podemos adorar Jesus na Eucaristia, reverenciá-lo na Palavra se não o reconhecemos no irmão que passa fome, que está doente, que perdeu o emprego, nas crianças em situação de risco social nas ruas das cidades. Esses nossos irmãos sofrem as consequências de uma sociedade que ainda não entendeu o significado da partilha e da divisão justa dos bens. Com o Dízimo organizado e dizimistas conscientes a Igreja pode fazer muito mais por esses nossos irmãos que sofrem e que são imagem e semelhança de Jesus.

A Finalidade Missionária
Ide por todo mundo, anunciai o Evangelho” (Mt 28,18-20)

Nossa Igreja é missionária em sua essência, é uma Igreja evangelizadora. A mensagem de Jesus, a Boa Nova, precisa chegar a todos os cantos. O Dízimo é fundamental pra que isso aconteça. Para isso os agentes precisam de capacitação e formação, os padres precisam de cursos de aperfeiçoamento espiritual, bíblicos e teológicos, os seminaristas e diáconos necessitam de investimentos em seus estudos. O dízimo é necessário para a formação de lideranças, e para sustentar uma estrutura pastoral que facilite esse trabalho de evangelização. Todo batizado tem a missão de evangelizar, de levar a todos a mensagem de paz, justiça e amor que Jesus nos deixou. Através do dízimo temos uma grande oportunidade de ajudar concretamente nesse trabalho missionário.

A missão da Igreja vai além da nossa comunidade. É bom que saibamos que a Comunidade Eclesial não é proprietária do dinheiro que arrecada com o Dízimo. O conselho paroquial, juntamente com o padre e os membros da comunidade, podem socorrer comunidades mais necessitadas e os mais pobres. Pode ser enviado para outras realidades e regiões pobres onde necessita-se da intervenção financeira da Igreja.

Texto de Giovanna Valfré - Coordenadora do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória

Fonte: Folheto Caminhada - Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo

4 comentários:

  1. Beta, Malaquias é bem claro quanto a esta questão. Parabéns por seu texto conciso e esclarecedor. Obrigado por seu carinho e atenção! Posso lhe pedir para que comente também “O Casamento de Sarah”? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Beta, Malaquias é bem claro quanto a esta questão. Parabéns por seu texto conciso e esclarecedor. Obrigado por seu carinho e atenção! Posso lhe pedir para que comente também “O Casamento de Sarah”? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Dia do Amigo com meu abraço carregado de carinho! Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Beta, vim deixar um carinho pra vc e ver as novidades maravilhosas das suas postagens.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.