20 de julho de 2011

JULGAR – A PALAVRA DE DEUS E O DÍZIMO

Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele e, também algumas mulheres, que ajudavam a Jesus e aos seus discípulos com os bens que possuíam. (Lc 8, 1-3)

Jesus, para realizar a missão confiada por Deus precisava dedicar-se integralmente às tarefas de Construção do Reino. Para isso vivia com a ajuda dos irmãos e daqueles que acreditavam em suas palavras. Também hoje a Igreja precisa ser sustentada para continuar a Missão de Jesus Cristo. Todo o trabalho pastoral requer gastos e investimentos e quem sustenta esse trabalho são os membros da Igreja, aqueles que acreditam na construção do Reino de Deus. Muitos irmãos católicos ficam constrangidos em falar do Dízimo em sua comunidade. É como se ao falar de dinheiro estivéssemos fazendo de nossa missão algo menor, menos evangélica. Ou associam a conscientização para o dízimo com a forma como outras denominações cristãs tratam desse assunto.

Porém a Palavra de Deus é muito clara: Consagra os dízimos com alegria... Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por Ele. (Eclo 35,11-12)

A Igreja é a nossa casa, a casa de todos nós que fomos batizados em nome de Jesus Cristo, aquele que instituiu, na sua bondade infinita, a Igreja para evangelizar, catequizar, santificar, servir… Mas para que a Igreja possa desempenhar a sua missão evangelizadora no mundo necessita de recursos materiais e esses devem provir de nós, seus filhos. “Não aparecerão diante do Altar do Senhor de mãos vazias, mas cada um oferecerá”. (Dt 16, 16b-17)

Na primeira parte de texto você leu que em nossa Arquidiocese mais de 600 mil têm idade e renda para dar o dízimo, porém apenas pouco mais de 56 mil o fazem regularmente. Será que alguém é tão pobre que com nada possa contribuir? Quanto custa ir ao cinema, tomar cerveja, um vidro de perfume e outras coisas supérfluas que consumimos? Claro que muito do que compramos é importante para nós, nosso bem estar e de nossa família, mas não podemos esquecer que tudo recebemos de Deus e Ele pede de volta apenas uma parte.

A Igreja não precisa de esmolas, nós temos o dever de amparar a nossa mãe (Igreja), pois pelo batismo ela nos transformou em filhos de Deus. “Há quem dá com liberalidade e obtém mais. Outros poupam demais e vivem na indigência. A alma generosa será cumulada de bens; e o que largamente dá, largamente receberá.” (Pr 11, 24-25)

Muitas pessoas acreditam que participando das pastorais de nossa Igreja, estejam dispensadas em dar o dízimo com regularidade. É bom ficar bem claro que todos os que estão engajados, que exercem algum ministério dentro da Igreja ou atuam em alguma equipe de serviço, devem dar o bom exemplo e serem dizimistas conscientes. Todos devem dar o dízimo, ninguém está dispensado, nem o padre, todos sem excessão, são membros da Igreja e, portanto, são responsáveis por ela.

Outros irmãos não contribuem com a sua comunidade alegando que ajudam outras instituições. Católicos que ajudam, por exemplo, a Canção Nova, a Rede Vida, o Santuário do Divino Pai eterno, o Santuário de Aparecida, não estão dispensados do dízimo. Assim como não está isento aquele que faz caridade contribuindo com instituições filantrópicas.

A caridade é um dever nosso como cristão, mas o dízimo é um mandamento de Deus que nos manda retribuir, com uma parte do que temos, para a manutenção da comunidade, da paróquia.

Aproveitando, seria bom esclarecer que oferta não é dízimo. Ofertas são contribuições espontâneas que oferecemos ocasionalmente. É algo que se dá além do Dízimo. As ofertas que se colocam nas Missas ou Celebrações da Palavra, ou mesmo doações oferecidas às comunidades em momentos de festa e outros, não são dízimo. Quem o faz não está dispensado do Dízimo.

Texto de Giovanna Valfré - Coordenadora do Centro de Documentação da
Arquidiocese de Vitória

Folheto Caminhada da Arquidiocese de Vitória no Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Bom dia com Jesus e com Maria!oi Beta,meu nome é Rosane gostei muito do seu blog,principalmente do titulo,acho que todas estamos sempre aprendendo a ser catequista,e pode ter certeza que cada dia aprendemos um pouco,principalmente com os nossos pequenos,quero desejar um feliz dia do amigo,fique com Deus beijos.
    http://catequesecomamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.