19 de julho de 2011

Para falar sobre Igreja é preciso conhecê-la, afirma Dom Celli


Hoje lendo o Site da canção nova, como tenho feito durante minhas manhãs, li algo que me chamou a atenção. Essa matéria sobre conhecer a nossa igreja fala sobre o catecismo da Igreja Católica que temos que ter conhecimento.

Teremos a oportunidade de conhecer mais a fundo com o curso que informei aqui no blog. Vamos todos participar desse curso, que é de extrema importância para nós católicos. Vamos conhecer a nossa igreja.

Espero que gostem. 


Por: Kelen Galvan (Enviada especial ao Rio de Janeiro) - Canção Nova

"Há muitos que trabalham nos meios católicos e nem sequer conhecem o Catecismo da Igreja Católica (CIC). Como posso falar de algo sobre Igreja se não sei o que ela pensa?", foi o que afirmou, na manhã desta segunda-feira, 18, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, no segundo dia de atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).

Dom Celli declarou ainda que há pessoas que se dizem jornalistas católicos, mas nunca leram o Compêndio da Doutrina Social da Igreja. "Como podem falar palavras de justiça e verdade se não conhecem o que a Igreja fala sobre os problemas sociais? É preciso encontrar pessoas que sejam capazes de trabalhar em equipe, capacitadas nas diversas áreas de comunicação, mas que amam a Igreja".

O arcebispo afirmou que o importante não é se "tem uma câmera, um microfone, um computador, mas o que tem em seu coração". E questionou: "O que tem no coração? Qual sua experiência de Deus? Esse é o foco do anúncio de quem quer ser comunicador da Igreja em todas as suas forças e expressões. E isso requer de nós um constante exame de consciência, de como comunicamos [as notícias] e para quê."

Dom Celli salintou também que "é preciso dizer sempre a verdade, inclusive as mais incômodas, porém, sempre com caridade e respeito ao outro. Precisamos dizer palavras de justiça e elas podem ser pesadas em algum momento, mas é preciso dizê-las, porém sendo respeitosos. E esse critério vale para os ministros ordenados e para os fiéis cristãos".

O presidente do Pontifício Conselho recordou um acontecimento com João Paulo II que ele presenciou. "Um domingo, o Papa falou, no Angelus, sobre a família; no dia seguinte, os jornalistas o atacaram fortemente. No domingo seguinte, o Santo Padre falou de novo sobre a família; no dia seguinte, os jornalistas o atacaram novamente. Três dias depois, eu estava com ele num almoço, e ele disse aos que estavam presentes: 'Se Deus me quisesse sozinho no mundo para defender a família, eu o faria', e deu um soco na mesa que balançou todos os pratos, talheres e copos".

Isso para dizer que o que interessa para a Igreja é o ser humano. "No centro da comunicação está a pessoa. Concretamente, elas são únicas, irrepetíveis e dignas de máximo respeito, e é preciso alcançar uma dignidade autêntica".

Dom Celli explicou que, diante de tantas tecnologias, é preciso um "discernimento tecnológico", que permita selecionar o que realmente serve à missão da Igreja. E destacou, "o homem de hoje necessita de silêncio e calor, e não podemos oferecer a ele somente ruído e calor". Ele sugeriu ainda que nossas rádios e outros meios de comunicação pensem em como corresponder a essa "busca" que há no coração do homem.

O representante do Vaticano concluiu felicitando a Igreja no Brasil por sua criatividade e riqueza; e lançou o desafio de que ela possa "oferecer essa riqueza a toda América Latina e à Igreja em sua totalidade".

3 comentários:

  1. Olá Beta!
    Para falar é necessário o conhecimento.
    Fique com Deus!

    Quero lhe convidar para ver e comentar ‘O casamento de Sarah’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Beta, para falar precisamos de argumento e do Espírito Santo. Assim, para ter argumento é necessário conhecimento!
    Acredito que nós catequistas precisamos estar em constante formação e ter o Catecismo da Igreja católica ao lado para estudo e consulta!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bom dia! Acho que você está certa, nós católicos somos acomodados e temos até um certo receio de falar e defender nossa Igreja, até por falta de conhecimentos de seu magistério. Seria uma boa se fizessemos uma campanha de conscientização para que todos pudessem participar de formações. Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.