4 de julho de 2011

Participo e Amo a Igreja. Sou Dizimista?

“Dá glória a Deus de bom coração e nada suprimas das primícias (do produto) de tuas mãos. Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria. Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por ele, dá de bom coração de acordo com o que tuas mãos ganharam, pois o Senhor retribui a dádiva, e recompensar-te-á tudo sete vezes mais”. (Eclesiástico 35,10-13)

A lei do Dízimo é antes de mais nada a lei do amor. Somente quem ama a sua Igreja e ama seus irmãos de fé dá o dízimo e se preocupa com os gastos e despesas que a Igreja tem na sua missão evangelizadora. A Igreja enfrenta inúmeras dificuldades para se manter e cumprir sua missão no mundo. Evengelizar tem um custo, realizar o trabalho pastoral requer investimentos e cuidar dos mais pobres também. Portanto, é necessário que os membros da Igreja se preocupem com a realidade financeira que ela vive. Afinal, a comunidade eclesial é sua, é a sua casa, é o lugar especial onde você batiza seus filhos, e onde eles fazem a catequese e a primeira comunhão. É o lugar onde você reza, participa da Missa e das celebrações e em tantos outros momentos da sua vida. Se a comunidade funciona bem, você e sua família saem ganhando. Não é mais possível que olhemos para essa questão, como se estivessemos fora dela, como se não nos dissesse respeito.

Em nossa Igreja quem planeja ações para articular e dinimizar o Dízimo é a Pastoral do Dízimo. Mas não é somente essa pastoral que deve se preocupar com a questão, somos todos nós membros da Igreja. Por isso nossa adesão ao Dízimo torna a Pastoral do Dízimo mais dinâmica e mais capaz de concretizar a missão da Igreja. A Pastoral do Dízimo para ser viva e dinâmica precisa ser apoiada por todas as equipes. Para entender melhor o custo da evangelização, a missão dos dizimistas e a Pastoral do Dízimo vamos apresentar esse texto dividido em três partes naquele nosso conhecido método, Ver, Julgar e Agir.

Texto de Giovanna Valfré – Coordenadora do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória

3 comentários:

  1. É muito importante ter essa compreensão acerca o dízimo.
    Unidos no Amor do Senhor removeremos montanhas!
    Paz e bênçãos!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Sou Regina do bçog Renasci na Fé 2001, venho lhe visitar, convidá-la a conhecer meu blog. Estou divulgando os catequistas Unidos e na Net.
    Meu blog é católico,meu link é http://reginamurbach-renascer.blospot.com, caso não consiga procure-me pelo google é o nome do blog.
    Gostei de lhe visitar, sua postagem sobre o décimo é muito importante, muita gente nem tem idéia da importância do décimo. Aguardo sua visita, Obrigada. Regina.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tem um presentinho no meu blog pra você passa lá.
    bjos
    Érica.

    ResponderExcluir

Respeite este espaço, os comentários ofensivos serão deletados.